Assembleia Geral do NBIUA

Caros bolseiros,


Vimos por este meio convocar a Assembleia Geral do NBIUA a ser realizada no dia 16 de Março de 2011 pelas 16 horas na sala 10.1.6 do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial (DEGEI) com a seguinte ordem de trabalhos:

1. Resumo de actividades levadas a cabo em 2010.

2. Apresentação de candidaturas aos orgãos do NBIUA (Direcção e Mesa da Assembleia).

3. Eleição dos órgãos do NBIUA.

O NBIUA faz um balanço positivo do ano 2010 no que diz respeito à actividade do Núcleo, após ter conseguido dar continuidade ao mesmo apesar das grandes dificuldades surgidas para encontrar candidatos na Assembleia Geral de 2010. Assim, novos elementos integraram a Direcção e a Mesa da Assembleia, trazendo novas ideias e ânimos renovados para continuar a defender os interesses de todos os bolseiros da UA.

Mas precisamos de mais ideias, e mais incentivos, para poder fazê-lo ainda melhor. Por isso apelamos à vossa participação na Assembleia Geral e à apresentação de listas ou candidaturas individuais para integrar os orgãos do Núcleo. Não é preciso mais do que um pouco de disponibilidade e vontade de manter o NBIUA activo!

Aproveitamos para relembrar que no dia 26 de Março também vai ter lugar a Assembleia Geral 2011 da ABIC em Lisboa.

Melhores cumprimentos,

Rosa Reboreda

(Presidente da Mesa da Assembleia Geral)

(23-02-2011)






"Inquérito sobre docência não remunerada"

Caros colegas,


O NBIUA vem lançar um inquérito anónimo sobre docência não remunerada aos bolseiros de investigação da UA, com o intuito de avaliar a tendência da Universidade no recurso a este colectivo para substituir docentes de carreira.

Este inquérito surge na sequência da “Sessão de esclarecimento e debate sobre docência não remunerada” que o NBIUA organizou em colaboração com a ABIC e o SNESUP no passado 17 de Novembro. Esta sessão teve uma elevada participação tanto pelo número de pessoas como pelo debate que suscitou, o que evidencia a preocupação dos bolseiros de investigação pela instituição desta prática tanto na Universidade de Aveiro como noutras Universidades do país.

Assim sendo, o NBIUA apela a todos os bolseiros de investigação da UA a participar no inquérito de forma a contribuir na avaliação da situação na nossa Universidade. Pedimos também a que divulguem este inquérito pelos vossos colegas, pois quantos mais bolseiros participarem, mais representativos serão os resultados.

O inquérito está disponível até ao dia 10 de Março de 2011. A palavra-passe é 2011.

Como sempre, estamos disponíveis para qualquer dúvida ou comentário. Cumprimentos e votos de um bom trabalho.

A direcção do NBIUA

(11-02-2011)






"Docência não remunerada: Sessão de esclarecimento e debate"

Caros colegas,

A Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) e o Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESUP) pretendem realizar, em algumas universidades do país, sessões de esclarecimento e debate abertas à comunidade académica, sobre a docência não remunerada no Ensino Superior.

O Núcleo de Bolseiros de Investigação da Universidade de Aveiro (NBIUA) está a organizar a sessão a ter lugar na UA, que decorrerá Quarta-feira, dia 17 de Novembro de 2010, pelas 15h30, onde estarão presentes um representante da ABIC, um representante do SNESUP e, esperamos, um representante da UA, concretamente o Vice-Reitor.

Apelamos a todos os bolseiros para que estejam presentes e participem neste evento, tendo em conta o interesse geral da temática em questão para toda a comunidade académica e as suas potenciais implicações. O programa temporário para este encontro é:

- Apresentação geral do ponto de situação a nível nacional e em particular na Universidade de Aveiro (intervenção de um membro do NBIUA)

- Breves intervenções pessoais para apresentação da perspectiva de cada convidado (Vice-Reitor, representante da ABIC, representante do SNESUP)

- Debate aberto a toda a comunidade.

- Conclusões.

É importante que haja a máxima afluência possível, para que fique claro que todos os bolseiros estão cientes desta realidade, e também para esclarecer as condições em que a medida é aplicada e a sua legitimidade.

Esperamos ver-vos lá.

A Direcção do NBIUA

(12-11-2010)




Caros bolseiros,

Depois de um período algo conturbado de dúvidas e hesitações, o Núcleo de Bolseiros de Investigação da Universidade de Aveiro (NBIUA) está de volta, com uma nova direcção e Mesa de Assembleia-Geral e a mesma motivação para ser uma entidade de informação e representação de todos os bolseiros sediados na UA, à qual estes possam recorrer qualquer que seja a questão ou o problema.

Agora mais do que nunca, numa altura em que se discute a modificação ou não do estatuto de bolseiro e em que a nossa situação começa a ser conhecida do público em geral, é muito importante que exista unidade e coesão entre todos os que nela se encontram, para demonstrar a nossa convicção na necessidade de mudança. Por isso, apelamos a que espalhem a palavra da existência do Núcleo, incentivem os vossos colegas a subscreverem a nossa lista de difusão enviando-nos um e-mail, para que consigamos que a informação acerca das actividades dos bolseiros ou novidades que nos digam respeito possam chegar ao maior número de pessoas e para que estejamos mobilizados para intervir activamente sempre que for caso disso.

A fotografia feita em frente à Reitoria, inserida na iniciativa do Protesto Fotográfico da ABIC, à qual o NBIUA aderiu numa parceria extremamente bem sucedida entre a antiga e a nova direcção, é um exemplo de como o “passar palavra” pode ter verdadeiramente impacto. Conseguimos reunir cerca de 70 pessoas que abdicaram de meia hora do seu período de almoço para mostrar o seu descontentamento e fomos das instituições a nível nacional que conseguiram reunir um maior número de pessoas. Sem dúvida, é nosso objectivo chegar a todos os bolseiros na UA. Deixamos aqui as ligações para o álbum de fotografias do Protesto Fotográfico (Picasa e Facebook) de onde constam as restantes fotografias tiradas um pouco por todo o país. Somos, realmente, muitos!

A direcção do NBIUA

(09-06-2010)

Caros bolseiros,

Como sabem decorreu no dia 27 de Janeiro, no anfiteatro do Departamento de Biologia, a Assembleia-geral do Núcleo de Bolseiros de Investigação da Universidade de Aveiro (NBIUA) que tinha como principal objectivo a eleição dos novos corpos dirigentes deste núcleo. Dado que não foi apresentada nenhuma lista candidata à Direcção ou à mesa da Assembleia-Geral, depois de colocada a questão à consideração da assembleia, foi decidido terminar a reunião e marcar uma nova AG para daqui a cerca de dois meses, para então se decidir o futuro do Núcleo, que poderá passar pelo seu encerramento caso não se apresentem listas candidatas.

Dado a presente situação a direcção cessante assegurará apenas a gestão corrente do NBIUA até à próxima Assembleia Geral.

Para que o NBIUA continue a existir, seja como direcção ou como grupo, apela-se a todos os bolseiros que se interessem pelas actividades do Núcleo e que pretendam que este permaneça activo, a informarem os órgãos do NBIUA (Direcção e AG) da sua disponibilidade para integrar as listas. Neste sentido, os interessados podem apresentar várias listas candidatas e planos de trabalho para a direcção do NIBUA no ano de 2010 ou simplesmente disponibilizar-se para integrar alguma lista já existente.

 É importante mantermos o NIBUA activo! Para mais contactos e informações podem fazê-lo para o e-mail do NBIUA (nbiua@ua.pt).

 Os melhores cumprimentos

NBIUA

(29-01-2010)

 

Convocatória da  Assembleia Geral do NBIUA

Caros bolseiros,

Vimos por este meio convocar a Assembleia Geral do NBIUA a ser realizada no dia 27 de Janeiro de 2010 pelas 16 horas no anfiteatro do Departamento de Biologia, com a seguinte ordem de trabalhos:

1) Resumo das actividades realizadas no ano de 2009;

2) Actividades pendentes;

3) Apresentação de candidaturas aos órgãos do NBIIUA (Mesa da Assembleia-geral e Direcção);

4) Eleição dos órgãos do NBIUA (Mesa da Assembleia-geral e Direcção).

À semelhança do que decorreu na última Assembleia Geral, o futuro do núcleo encontra-se seriamente comprometido, uma vez que até ao momento nenhuns bolseiros se mostraram disponíveis para participar nas actividades do NBIUA e dar continuidade ao Núcleo.

Apesar de vários esforços terem sido feitos pela actual direcção no sentido de dar continuidade ao NBIUA, neste momento nenhum dos seus dirigentes tem disponibilidade para aceitar a responsabilidade da direcção do NBIUA para 2010.

Para que o NBIUA continue a existir, seja como direcção ou como grupo, apelo a todos os bolseiros que se interessem pelas actividades do Núcleo e pretendem que este permaneça activo, a informarem os órgãos do NBIUA (Direcção e AG) da sua disponibilidade para integrar as listas. Neste sentido, os interessados podem apresentar várias listas candidatas e planos de trabalho para a direcção do NIBUA no ano de 2010.

É importante mantermos o NIBUA activo! Para mais contactos e informações podem faze-lo para o e-mail do NBIUA (nbiua@ua.pt).

Os melhores cumprimentos,

Andreia Farinha

(Presidente da mesa da Assembleia Geral)

(15-01-2010)

 

Reunião de bolseiros dia 5 de Dezembro de 2009

Convidam-se todos os bolseiros a participar numa reunião de esclarecimento e debate organizada pelo NBIUA, no próximo sábado dia 5 de Dezembro pelas 16h na sala de reuniões/traduções da Reitoria.

Esta reunião deverá contar com a participação de membros da direcção da ABIC que também reunirá em Aveiro nesse dia durante a manhã e início da tarde. Prevê-se que, entre outros assuntos, sejam apresentadas e discutidas neste encontro as perspectivas para o curto prazo do sistema de financiamento da investigação, incluindo bolsas e contratos. Estes assuntos estarão a ser tratados na reunião, que está agendada para esta semana, da direcção da ABIC com o Secretário de Estado, Manuel Heitor. Haverá uma tolerância máxima de 30 minutos para o início deste encontro que deverá terminar pelas 18h. Pedimos o favor de passarem esta mensagem a todos os colegas.

A Direcção do NBIUA

(02-12-2009)

 

Reunião da direcção do NBIUA de 28 de Outubro de 2009

Realizou-se no passado dia 28 de Outubro mais uma reunião da direcção do NBIUA da qual segue um resumo.

Assuntos tratados:

1. Cartazes de divulgação do NBIUA e contactos nos Departamentos.
Para efeitos de  divulgação do NBIUA foi decidido contactar os representantes dos alunos de pós-grad. nos diferentes departamentos; para tal, serão contactadas as respectivas secretarias para obter os contactos desses representantes; depois serão distribuídos cartazes do NBIUA para afixação nos departamentos. A pessoa responsável pela elaboração dos cartazes é o Pedro Salomé. Será marcada brevemente uma data para nos deslocarmos às secretarias.

2. Contacto no CICUA para tratar mailing-lists de bolseiros.
O Victor Neto ficou responsável por contactar responsáveis do CICUA e agendar uma reunião para discutir a possibilidade de usarmos mailing-lists geridas pelo CICUA, eventualmente tirando já partido do sistema GURU, que nos facilitem o contacto com os bolseiros a trabalhar na UA.

3. Actualização da página Web do NBIUA.
Esteve presente na reunião o colega Paulo Miranda (Geociências) que tem estado a tratar da manutenção da página web. Foram revistos com ele alguns tópicos da página que devem ser actualizados e ele encarregou-se de tentar resolver junto do CICUA os problemas de acesso à página que actualmente se verificam.

4. Problemas no envio de e-mails para os bolseiros.
Foi abordado o problema de envio de e-mails que se tem verificado nas últimas mensagens da direcção do núcleo para os bolseiros. Considerou-se que o facto de vários bolseiros não receberem as mensagens pode ser devido a uma das seguintes razões:
- as mensagens que vão para servidores fora da UA serem consideradas SPAM devido ao facto de conterem uma lista de endereços muito extensa;
- problemas na composição da lista de endereços tal como está a ser feita actualmente;
A solução passará (em parte) por utilizar uma mailing-list fornecida pela UA ou pela a criação de um grupo do tipo Google-group apenas para utilizadores inscritos no grupo.

5. Distribuição de tarefas e actual trabalho do Núcleo.
Foi observada a fraca participação dos colegas bolseiros no NBIUA. Constata-se que o trabalho da direcção tem estado a recair sobre duas a três pessoas, o que não é sustentável, nem permite desenvolver as actividades que o universo de bolseiros justificaria. Também se reflectiu sobre a necessidade de começar a preparar a eleição da próxima direcção, que deverá ocorrer em princípios do próximo ano.

6. Representatividade dos bolseiros pós-doc no CC da UA.
Considera-se importante esclarecer se os bolseiros pós-doc têm direito a estar representados no CC da UA. Par tal, para além de analisar a legislação relevante, será pedido, se necessário , um parecer a um sindicato ligado ao Ensino Superior e Investigação. O Francisco Curado ficou responsável por esta tarefa.

7. Integração dos bolseiros de projecto na UA.
Dada a existência de um número cada vez maior  de bolseiros financiados por projectos (que não são bolseiros directamente da FCT, nem da UA) questiona-se se estes bolseiros são devidamente integrados nesta Universidade, em termos das suas regalias sociais (acesso às cantinas, biblioteca, etc) e como podem ser identificados junto desses serviços. O NBIUA tentará esclarecer esta situação junto de alguns organismos como o núcleo de apoio ao bolseiro afecto à Reitoria da UA.

 

A Direcção do NBIUA

(03-11-2009)


 
webmaster | última actualização: Novembro 2010